Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A contas com Lisboa

por Jorge Ribeiro Mendonça, em 19.08.13

António Costa prepara-se para ganhar sem espinhas a Câmara de Lisboa e isso acontece por três razões.

A primeira razão é porque Lisboa é uma cidade maioritariamente de esquerda e isso terá o seu resultado na votação que se alcançará em setembro próximo.

A segunda razão é porque o PSD adotou uma estratégia para as eleições autárquicas errática, que levará a uma derrota, certamente sem precedentes. Mais expressiva será tal derrota, se tomarmos em conta que Seara representará a coligação PSD – CDS – MPT.

Mais relevante é dizer que a fragilidade da candidatura de Seara, vai para além do efeito partidário do resultado (o qual é menor, quando comparado com o interesse do País). É que enquanto Seara e a sua equipa estão entretidos com os recursos em tribunal, o trabalho de campo fica esquecido, não se fala de casos polémicos, e tudo isto deixa menos pressão na candidatura de Costa.

A terceira razão é porque António Costa fez obra. A recente recuperação do Arco da Rua Augusta e o espetáculo de luz são expressão simbólica da obra feita. Até parece que estamos no tempo da Expo 98! O corredor verde que liga o centro de Lisboa a Monsanto, também é muito interessante. Resta saber com que dinheiros se têm pago estas e outras obras.

Num tempo de contenção e austeridade, várias perguntas ficam por responder. De onde vem o dinheiro? Qual o nível de endividamento da autarquia? Porque é que Costa se recusa a mostrar o relatório sobre as obras de Lisboa de 2011*? E já agora que contratos de financiamento estão por detrás de tanta obra?

Como se dizia antigamente: quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vem.
 

publicado às 04:16


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Rui Lebreiro a 19.08.2013 às 11:26

Penso que o principal é o que referiste de início: Lx é tendencialmente uma cidade de esquerda, mas tb porque o António Costa é um tipo "certinho" e em termos de tato político é muito bom, há que o reconhecer.
Sem imagem de perfil

De Jorge Mendonça a 20.08.2013 às 03:15

A questão de ser certinho está respondida ou, melhor, questionada no ponto 3. Não estou assim tão certo de que ele seja "certinho". Quanto ao tato político: Concordo, embora ache que faz parte daquele lote de políticos que desperdiçam as oportunidades porque acham sempre que o momento político ainda não chegou. Não sei o que o futuro dirá, mas penso que o comboio da liderança do PS já ultrapassou Costa e este nunca mais o alcançará. Do mesmo modo será dizer que a oportunidade de vir a ser PM já foi.
Sem imagem de perfil

De Rui Lebreiro a 20.08.2013 às 10:52

Ele nao tinha/tem hipóteses de agarrar a liderança do PS agora, isto pq o Seguro tem o apoio das bases!... isso é que é dramático! O_o

Comentar post





Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D